Não há como globalizar a natureza
entrevista com Fernando Chacel
 
Considerado atualmente como um dos mais importantes paisagistas do Brasil, Fernando Chacel é o responsável pelo projeto paisagístico e de urbanismo do Jardim do Lago.
São mais de 50 anos de experiência criando projetos importantes como o da Praça Antero de Quental e o do Parque do Penhasco Dois Irmãos, ambos no Leblon. Com o Jardim do Lago, Chacel comemora poder levar para o setor imobiliário a preocupação com a preservação do meio-ambiente.
 
- O Jardim do Lago está inaugurando um novo conceito de condomínio, com uma preocupação inédita com o meio-ambiente. O senhor acha que isso pode se tornar uma tendência em Búzios?
A maioria dos projetos de condomínios em Búzios não teve, até hoje, preocupação nenhuma com a natureza. As coisas estão começando a ser diferentes devido á força da lei. Os empreendedores estão tendo que basear seus projetos cada vez mais na preservação do meio-ambiente para não infringir a lei. Então não é uma questão de tendência, e sim de seguir o que manda a lei ambiental.
 
- Então houve uma mudança no conceito de paisagismo?
Até alguns anos atrás, o paisagismo era apenas uma questão estética. Agora, é uma ação compensatória ao impacto da implantação de projetos. A questão paisagística ganhou uma importância enorme. Tanto que, para ser bem executada, precisa ser realizada por uma equipe interdisciplinar. Eu, meu sócio, o paisagista Sidney Linhares, e o arquiteto Ary Costa contamos com consultores de várias áreas, como de solo, vegetação, hidrologia. Não é um trabalho de uma pessoa só.
 
- É possível conciliar a preservação da natureza, ecologia e meio-ambiente com o processo de desenvolvimento?
Claro. Com os meus trabalhos, estou conseguindo provar aos descrentes que isso é possível sem que disso resulte uma desapropriação indireta para o proprietário ou a falência do empreendimento. Os projetos paisagísticos não podem ser globalizados. Não adianta querer seguir um modelo importado de Cancun. Simplesmente porque não há como globalizar a natureza e seus ecossistemas.




 
powered by anydesign.net